Células-Tronco: Alternativa para prótese de joelho. Matéria publicada na...

CÉLULAS-TRONCO: ALTERNATIVA PARA PRÓTESE DE JOELHO. MATÉRIA PUBLICADA NA ABC NEWS EM 09.05.2011,POR LIZ NEPORENT. PÁGINA TRADUZIDA EM PORTUGUËS.

No ano passado, foi dito a Patricia Beals que ela precisaria de uma substituição dupla para reparar os joelhos  gravemente artríticos ou ela provavelmente passaria o resto de sua vida em uma cadeira de rodas.  Na esperança de evitar a cirurgia, Beals, de 72 anos optou por um tratamento experimental que envolveu a colheita de células tronco da medula óssea de seu quadril. Seu sangue foi colocado em uma centrífuga, onde ocorreu a concentração das células-tronco. Essas células-tronco foram injetadas de volta em suas articulações danificadas.

 


célula tronco artrose.jpg

 

 

Beals diz: "Desde o momento em que me levantei da mesa, eu era capaz de jogar minha bengala fora. Agora posso andar de bicicleta e caminhar como se fosse 30 anos mais jovem".


 Médicos de todo o país estão administrando tratamentos como o que  Beals recebeu a fim de parar ou mesmo inverter a devastação de osteoartrite.


Células-tronco são as únicas células do corpo capazes de transformar-se em outros tipos de células especializadas. Quando as células-tronco do próprio paciente são injetadas em uma junta danificada, elas aparecem para transformar em condrócitos, as células que passam a produzir nova cartilagem. Eles também parecem ampliar  o reparo natural do corpo do próprio esforço acelerando a cura, reduzindo a inflamação e prevenindo cicatrizes e perda de função.


Christopher J. Centeno, MD, o especialista em medicina de reabilitação que realizou procedimento de Beals,  diz que os resultados que ele vê na terapia com células-tronco são notáveis.  Em sua clínica no Colorado, dos mais de 200 pacientes que Bloomfield atendeu e foram tratados durante um período de dois anos, diz ele, "dois terços deles relataram alívio superior a 50 % e 40 % relataram mais de 75% de alívio 2 anos depois. "  


De acordo com Centeno, joelhos respondem melhor ao tratamento do que os quadris. Apenas oito por cento de seus pacientes  de tratamento de joelho optou por uma substituição total do joelho dois anos depois de receber uma injeção de células-tronco. Os     resultados completos de suas observações clínicas serão publicados em uma revista ortopédica ainda este ano.


Prós e contras: A maior vantagem das injeções de células-tronco é que parecem oferecer uma recuperação mais rápida e mais fácil do que a de remédios no tratamento de artrite. O procedimento é feito em regime ambulatorial e a maioria dos pacientes recebem alta e podem se mover dentro de 24 horas. Apesar de usar uma cinta durante várias semanas, ainda pode se locomover. Muitos sequer são capazes de fazer alguma bicicleta estacionária suave até o final da primeira semana. Há também menor índice de complicações. Um amigo que realizou a cirurgia de substituição do joelho, como a de Beals no mesmo dia teve seu tratamento desenvolvido coágulos no sangue potencialmente fatais e não conseguia andar por semanas depois. Seis meses, ele ainda não tinha feito uma recuperação completa. A maioria das cirurgias não vão tão mal. Beals acabou de voltar de uma viagem de bicicleta de uma semana em que ela cobriu 20 a 40 milhas por dia, sem nenhum puxão de dor.


Quanto aos riscos, Centeno mantém eles são praticamente inexistentes. "Como as células-tronco vêm de seu próprio corpo, há pouca chance de infecção ou rejeição", diz ele.


Nem todos os médicos especialistas estão tão entusiasmados, no entanto. Dr. Tom Einhorn, presidente do departamento de cirurgia ortopédica da Universidade de Boston, realiza pesquisas com células-tronco, mas não usá-las para tratar pacientes com artrite. Ele acha que a idéia é interessante, mas a ciência ainda não chegou lá. "Precisamos ter estudos em animais e analisar o que realmente está acontecendo sob o microscópio. Então, e somente então, você pode começar a fazer isso com os pacientes", diz ele.

 

 

Veja também o artigo no original em inglês, disponível em: http://abcnews.go.com/Health/GMAHealth/stem-cell-treatment-ease-osteoarthritis-pain-offeralternative/story?id=13550160

Links Relacionados

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba gratuitamente nossos informativos em seu email.

Nome:


E-mail:

FACEBOOK


BLOG

Weblite - Soluções para Internet